18 novembro, 2011

IBOPE: Ultima pesquisa 58% são contrários à divisão do Pará (Data Folha)

Pesquisa Datafolha divulgada no dia 13/11/11 que 58% dos eleitores do Pará são contrários à divisão do estado em três unidades federativas (Pará, Tapajós e Carajás).
A pesquisa ouviu 880 eleitores com 16 anos ou mais em 42 municípios do Pará, entre os últimos dias 7 (segunda) e 10 (quinta), e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 46041/2011. O levantamento foi encomendado pelas TVs Tapajós e Liberal e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que o percentual de contrários à divisão do estado pode variar entre 55% e 61%.


No próximo dia 11 de dezembro, os paraenses decidirão em um plebiscito se são favoráveis ou contrários à criação dos novos estados. Nesta sexta, começou nas emissoras de rádio e na TV locais a campanha das frentes pró e contra a divisão do Pará.


Sobre a criação de Carajás, 58% se declararam contrários e 33% favoráveis à criação do novo estado - 8% disseram que não sabiam responder.


Em relação a Tapajós, também são 58% contrários e 33% favoráveis - 10% responderam que não sabem.


O Datafolha obteve exatamente o mesmo resultado em ambos.

33 comentários:

  1. Parauapebense:

    Essa perquisa deve ter sido feita só na capital, p/ onde vai toda a renda. Venham ver o estado da cidade em q eu moro.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisa tendenciosa. Contratada pelo grupo Liberal de Belém, que é radicalmente contra a divisão, pesquisaram em apenas 10 municípios de Carajás e 4 do Tapajós. Dá pra acreditar?

    ResponderExcluir
  3. Paulo - Marabá
    Também Desconfio que pode ter sido tedenciosa, mas isso não desanima, pois onde as pessoas estão mais empolgadas é bem no SUL mesmo onde a pesquisa nem chega.

    Então é 77, é Divisão!

    ResponderExcluir
  4. Vocês hajma que é só em Belém que tem pessoas contra a separação.

    ResponderExcluir
  5. Vcs podia vim fazer essas pesquisas era aqui, mais acho impossivél, aqui tudo é atrazado;
    sim á divisão do pará...77

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. No próximo dia 11 de dezembro, nós paraenses decidiremos no plebiscito se somos favoráveis ou contrários à criação dos novos estados, aí sim veremos se a inteligência ou orgulha ganhará.

    No entanto a necessidade é grande porém a motivação e a crença no políticos acabaram, mais em mim a esperança prevalece.

    VOTO 77

    ResponderExcluir
  8. Plebiscito: Veja os números da 2ª rodada de pesquisa



    A pesquisa DataFolha, divulgada nesta sexta-feira (25), mostra que a maioria (62%) dos eleitores paraenses é contra o desmembramento do Pará para a criação do Estado de Carajás, enquanto 31% dizem ser favoráveis à divisão.

    ResponderExcluir
  9. VOCÊ QUER DEIXAR DE SER PARAENSE ??????
    QUER?

    gente os estados que estão atrasados vão piorar porque vai se tirar de onde não tem (PARA BANCAR CASADO GOVERNADO CAMARA DE DEPUTADOS E OUTRAS ASSEMBLEIAS DINHEIRO QUE VAI SAIR DO BOLSO DE NÓS PARAENSES
    O Pará inteiro pode ser socialmente justo.
    Retalhado não! Sim a integração!
    Ninguém nega que existem terríveis diferenças regionais históricas no Pará. Assim como existem diferenças regionais dentro do Brasil. É claro que as desigualdades precisam ser eliminadas para ajudar a resolver graves questões sociais e terríveis dramas humanos. Temos potencialidades e fragilidades em todas as regiões. Seja na capital ou no inteiror.
    O Pará e o Brasil precisam se unir em torno de programas de integração e não de desintegração. Precisamos de políticas de desenvolvimento que incluam todos os municípios, regiões, populações e não separem e enfraqueçam a luta pelo progresso e por um crescimento amplo, sustentável, que una regiões, economia, ecologia e gente.
    O Pará diz sim aos programas de desenvolvimento integrado. O Pará precisa de idéias e ações que costurem a bandeira de um estado forte, unido, inteiro. O Pará diz não ao retalhamento, ao esfacelamento. Vamos dizer sim a integração regional.

    VOTO 55

    ResponderExcluir
  10. 55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE 55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE 55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE
    55 PARÁ EU TE QUERO GRANDE

    ResponderExcluir
  11. NÃO ME PESSA PRA ESCOLHER PORQUE EU ESCOLHO MEU PARÁ
    OS GOVERNADORES QUE VOCÊS QIEREM ELEGER OS PREFEITOS QUE VOCÊS QUEREM
    E O BANDO DE DEPUTADOS QUE VOCÊS PROMETERAM CARGOS VÃO SE DAR MAL PORQUE
    EU ESCOLHO MEU PARÁ
    EU SOU PARAENSE
    ENTRE SUSTENTAR PULITICO EU ESCOLHO MEU PARÁ
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    VOTO 55
    A JUVENTUDE DE SANTAREM QUER SER PARAENSE PARA SEMPRE

    ResponderExcluir
  12. A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ É UMA NECESSIDADE PARA A REGIÃO NORTE, PARA A AMAZÔNIA, E MUITO MAIS PARA O NOSSO PAÍS, HAJA VISTA QUE HÁ A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, E SOMENTE DIVIDINDO TEMOS CONDIÇÕES DE TRABALHAR MELHOR TODAS AS DEMANDAS DA SOCIEDADE.
    ALIÁS, ISSO DEVERIA FAZER PARTE DO PACD-PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAIS, FORMULADO PELO DILMA.

    ResponderExcluir
  13. VAMOS VOTAR NO SIM! A FAFÁ DE BELÉM DISSE QUE É CONTRA,POIS NÃO PODEMOS ESQUECER O CHEIRO DO PARÁ. ACHO QUE ELA ESTÁ SE REFERINDO AO CHEIRO DAS VALAS DAS PERIFERIAS DE BELÉM, MARABÁ E SANTARÉM.

    ResponderExcluir
  14. QUEM NASCEU NO SUL/SUDESTE DO PARÁ, COMO EU QUE NASCI AQUI NESTA TERRA QUERIDA(MARABÁ-A CAPITAL DO FERRO,DO OURO E DA CASTANHA, E A TERRA MESOPOTÂMICA DO SUL PARA-SE ORGULHA HÁ MUITO TEMPO DE SER CARAJENSE.
    EU SOU CARAJENSE HÁ MAIS DE 30 ANOS, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE INICIOU O PROCESSO DE LUTA PELA DIVISÃO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980.
    VOTE SIM! CARAJÁS

    ResponderExcluir
  15. AS PESSOAS DE OUTROS ESTADOS,INCLUSIVE DA CAPITAL BELÉM, ACHA QUE ESSA SOLICITAÇÃO DE DIVISÃO É COISA SOMENTE DE POLÍTICOS, E QUE É UM PEDIDO RECENTE. ENGANAM-SE,POIS MARABÁ INICIOU ESSE PROCESSO DE DIVISÃO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980.PORTANTO,HÁ QUASE QUARENTA ANOS.
    PORTANTO, QUEM CONHECE A CAUSA A FUNDO, É A FAVOR,POIS JÁ LUTARA MUITO POR ISSO, JÁ SOFRERA MUITO POR ESSA CAUSA.

    ResponderExcluir
  16. O PROFESSOR BRANDÃO DA CASA DA CULTURA DE MARABÁ, É UMA DAS PESSOAS CULTAS QUE INICIOU ESSE PROCESSO. É UMA TESTEMUNHA, QUE A SOLICITAÇÃO DE DIVISÃO NÃO É SÓ COISA DE POLÍTICOS,MAS DA SOCIEDADE ORGANIZADA. MARABÁ SEMPRE CHEIROU(ALÉM DAS VALAS),UM PERFUME DE INDEPENDÊNCIA.
    QUEM DESCONHE E DESCONFIA, DISSO, POR FAVOR VÁ A MARABÁ, FAÇA UMA VISITA A CASA DA CULTURA DEMARABÁ, E VERIFIQUE IN LOCO, A LUTA DESSE POVO.

    ResponderExcluir
  17. ACHO QUE SE EU PUDESSE VOLTAR NO TEMPO,IRIA SUGERIR AS PESSOAS QUE DESENVOLVERAM À DIVISÃO, QUE EM VEZ DE COLOCAREM NOS NOMES DOS POSSÍVEIS ESTADOS: CARAJÁS E TAPAJOS, COLOCARIAM PARÁ I, PARÁ II, E PARÁ III.
    ASSIM,NINGUÉM VOTARIA CONTRA, MAS TODO MUNDO A FAVOR,POIS TODO MUNDO PERMANECERIA COMO PARAENSE,E CADA ESTADO CUIDARIA DO SEU PRÓPRIO NARIZ, E NENHUM BELENENSE TERIA JUSTIFICATIVA PARA DIZER NÃO. VOTE SIM

    ResponderExcluir
  18. A PRÓSITO, BELÉM É UMA CIDADE BELA, RICA EM CULTURA E SABEDORIA POPULAR. BELÉM POR SI SÓ JÁ SOBREVIVE E BEM.E SERÁ SEMPRE A REFERÊNCIA PARA TODOS NÓS MARABAENSE E SANTARENO, A ÚNCA DIVISÃO QUE IRÁ OCORRER É SO DO PONTO DE VISTA POLÍTICO/ADMINISTRATIO.
    VAMOS CONTINUAR COMENDO TACACÁ, AÇAÍ, TAPEREBA, MANIÇOBA,ETC. E A JOELMA E O ROBERTO VILAR SEMPRE SERÃO BEM VINDO AS ESTAS TERRAS ANIMAR AS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  19. QUEREMOS BELÉM MAIS VIVA, MAIS BELA COMO JÁ É. COM SUAS UNIVERSIDADES, SEUS MUSEUS, SEUS TEATROS A PARTIR DA DIVISÃO,POIS OS GOVERNANTES DELÁ IRÃO SE PREOCUPAR MUITO MAIS COM AS DEMANDAS DESSA SOCIEDADE, E AÍ SIM OPOVO DE BELÉM PODERÁ MAIS EVENTOS INTERNACIONAIS NESTA LINDA CIDADE.
    PORTANTO, MINHA GENTE VAMOS DIVIDIR. SERÁ BOM PARA TODOS

    ResponderExcluir
  20. O MUNDO SEMPRE DIVIVIU E SE REDIVIVIU. ISSO É UMA TÔNICA DO MUNDO. AGORA NÃO PODE SER DIFERENTE. O MAIS IMPORTANTE É QUALIDADE DE VIDA,POR MAIS QUE UM ESTADO, UM PAÍS SEJA PEQUENO EM TAMANHO, A EXEMPLO DO JAPÃO, QUE SENDO MUITO PEQUENO, TEM A 4ª ECONOMIA DO MUNDO, SEM FOME, COM SAÚDE DE PRIMEIRA, E SEM ANALFABETISMO.
    VAMOS DIZER SIM AO SIM.

    ResponderExcluir
  21. QUANDO SAI PESQUISAS NA MÍDIA, FEITAS PELO IBGE, OU IPEA,ETC.,O NOSSO PARÁ SEMPRE É REFERÊNCIA EM TERMOS DE: PÉSSIMA SAÚDE, PÉSSIMAS ESCOLAS, ESTRADAS PÉSSIMAS(HORRÍVEL), ASSALTOS A BANCOS, PROSTITUIÇÃO INFANTIL, DESMATAMENTOS,ETC,ETC.....
    SERÁ QUE TEMOS QUE ACEITAR ISSO SEMPRE? SERÁ QUE ESTAMOS FADADOS A FICAR NA POBREZA ETERNA, E DAQUI A 100 ANOS REPETIRMOS ESTA MESMA HISTÓRIA, E O MUNDO FICAR OLHANDO PRA GENTE COM OLHOS DE REPROVAÇÃO?
    NÃO! MAS TEMOS QUE VOTAR NO SIM!

    ResponderExcluir
  22. SOB OPONTO DE VISTA ECONÔMICO COM A DIVISÃO, AS TRÊS REGIÕES VÃO CRESCER: Marabá e Tapós, porque irão ter investimentos institucionais, além dos investiments privados que estão de vento em polpa nestas duas regiões. Por outro lado, a região metropolitana de Belém vai ganhar,pois boa parte das compras de materiais os quais irão ser utilizados para as contruções do dois novatos, virão de Belém. Ou seja,os empresários de lá é que irão ganhar e gerar empregos. MORAL DA HISTÓRIA: COMO UMA REAÇÃO EM CADEIA, OS TRÊS ENTES IRÃO CRESCER GRADATIVAMENTE. ISSO CHAMA-SE EM ECONOMIA: EFEITO MUTIPLICADOR VAMOS DIZER SIM,PARA QUE POSSAMOS DE FATO FAZER ISSO ACONTECER, E SÓ DIZENDO UM " SIM"

    ResponderExcluir
  23. ALGUMAS PESSOAS LEIGAS DIZEM QUE NÃO IRÃO VOTAR NO SIM, EM FACE DO AUMENTO DAS DESPESAS COM POLÍTICOS PARA A NAÇÃO, MAS TEMOS QUE DIZER QUE TOMO MUNDO É UM SER POLÍTICO, E O MUNDO GIRA EM TORNO DE POLÍTICOS.
    EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COMO O NOSSO, ONDE EXISTE CONGRESSO NACIONAL,ONDE OS POLÍTICOS É QUEM PODEM E DEVEM TRAMITAR DEMANDAS DAS COMUNIDADES, PODEMOS DIZER QUE ELES SÃO IMPORTANTES. OU MEHOR DIZENDO: RUIM COM ELES, PIOR SEM ELES" ANALISEM ISTO COM FRIEZA. VAMOS NO SIM! OU SEJA OS POLÍTICOS SÃO IMPORTANTES.

    ResponderExcluir
  24. POR OCASIÃO DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉRICA DE TUCURUÍ, e DA INDÚSTRIALIZAÇÃO DO PROJETO CARAJÁS, AMBOS INICIADOS NA DÉC.70,SÉC.PASSADO), O PARÁ IMPORTOU OS ENGENHEIROS(ELÉTRICO, MECÂNICO,ELETRÔNICO, DE MATERIAIS,ETC.) DO SUL DO PAÍS, POIS BELÉM NÃO SE PREOCUPOU EM FORMAR PREVIAMENTE ESSE PESSOAL PARA SEREM ABORVIDOS POR ESSES MEGA EMPREENDIMENTOS, COM RARA EXCEÇÃO.
    NOVAMENTE, GRANDES PROJETOS ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS EM MARABÁ, CANAÃ, PARAUPEBAS, ALTAMIRA, SANTARÉM, E NOVAMENTE IREMOS VER ESSE PROCESSO SE REPETIR. OU SEJA, A FORMAÇÃO DOS PARAENSE DEIXAM A DESEJAR, E AS EMPRESAS VÃO BUSCAR PESSOAS QUALIFICADAS FORA, INCLUSIVE NO MARANHÃO(É BRINCADEIRA). A FORMAÇÃO NA BASE DE TÉCNICOS FICARÃO COM OS PARAENSE, E OS DE DOUTORES FICARÃOCOM OS MINEIROS,OS PAULISTAS,ETC. AS PESSOAS DE FORA SÃO IMPORTANTES, MAS TEMOS QUE CAPACITAR AS PESSOAS QUE NASCERAM NESTA REGIÃO.

    ResponderExcluir
  25. ASSISTINDO ONTEM À TV SENADO,O SENADOR MÁRIO COUTO DE BELÉM DISSE QUE O GOVERNADOR SIMÃO JATENE ESTÁ CRIANDO UMA TAXAÇÃO PARA TODOS OS EMPREENDIMENOS INDÚSTRIAIS/MINERAIS, VISANDO AUMENTO DA ARRECADAÇÃO EM MAIS DE R$800MILHÕES/ANO.
    O SIMÃO JATENE ESTÁ QUERENDO CONVENCER A MASSA A VOTAR NO NÃO,POIS ELE DEIXOU JUSTAMENTE PARA DIZER ISSO, FALTANDO DUAS SEMANAS PARA O PLEITO ELEITORAL. POR QUE OS POLÍTICOS PARAENSES NUNCA TIVERAM CORAJEM PARA UMA MEDIDA DESTA. SERÁ QUE ELES TÊM CONLUIO COM ISSO? POR QUÊ ELES DEIXARAM A LEI KANDIR(ISENÇÃO DE ICMS PARA EMPRESAS MINERAIS-HA´UNS 15 ANOS), SEM RECLAMAR, E AGORA QUE DAR UMA DE BOM MOÇO E DE BOM POLÍTICO.
    NÃO PODEMOS NOS LUDBRIAR COM ISSO.
    MASSA,POVÃO! VOTEM NO SIM.

    ResponderExcluir
  26. NO ESTADO DO TOCACANTINS,MESMO SENDO TEORICAMENTE MENOS RICA QUE O FUTURO ESTADO E CARAJÁS(PASMEM!), TEM UMA POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA MUITO MAIS EFICAZ, E HA PESSOAS QUE SAEM DE MARABÁ E CIDADES VIZINHAS PARA CONSULTAREM-SE EM CIDADE COMO ARAGUAÍNA E E AUGUSTINOPOLIS(ISTOÉ UMA VERGONHA!), E AS ESTRADAS NEM SE FALAM, MUITO MELHORES.
    LÁ, A CIDADE DE PORTO NACIONAL(80.MILHAB), ARAGUAINA(COM 150MILHAB), GURUPI(COM 90.MIL HAB0 E PALMAS(DO TAMAHO DE MARABÁ), TEM CURSOS DE MEDICINA, E AS PESSOAS DE MARABÁ VÃO ESTUDAR LÁ. QUE VERGONHA! E AS PESSOAS DO TOCANTINS, SE PERGUNTAM POR QUE ISSO EXISTE? NINGUÉM ENTENDE. E AÍ O PARAENSE DE BELÉM, ACHA QUE TEMOS SÓ NECESSIDADE DE AÇAÍ, DE VATAPÁ E CARIMÓ.
    VOTEM NO SIM,POIS PRECISAMOS DE AÇAÍ, DE VATAPÁ,CARIMBÓ,E MUITO MAIS... COMO DIZ O TITÃS: A GENTE NÃO QUER SÓ SAÚDE, MAS TAMBÉM, COMIDA, DIVERSÃO E ARTE.....

    ResponderExcluir
  27. ALGUMAS PESSOAS DE BELÉM DIZEM, SEM NO ENTANTO ENTENDER QUE COM O ADVENTO DA DIVISÃO, A PARTE DO NOVO PARÁ FICARÁ MAIS POBRE, HAJA VISTA QUE AS RIQUEZA DE CARAJÁS E TAPAJÓS NÃO IRÃO MAIS INCREMENTAR O BOLO DA CARGA TRIBITÁRIA DAQUELA REGIÃO.
    ESQUECEM-SE QUE O NOVO PARÁ(BELÉM, SALINAS, BRAGANÇA, CASTANHAL),SÃO REGIÕES RIQUÍSSIMAS,PRINCIPALMENTE EM TURISMO(POTENCIAL),TENDO AS MAIS BELAS PRAIS DE MAR DO PAÍS. ( SALINAS, ALGODOAL,MOSQUEIRO), O QUE FALTA É POLÍTICA DE INCENTIVO PARA O TURISMO NAQUELA REGIÃO.
    SE EU TIVESSE A CAPACIDADE DE COMPRAR OU O TAPAJÓS, CARAJÁS OU A REGIÃO DE BELÉM PARA O MEU USO, EU COM CERTEZA COMPRARIA A REGIÃO DE BELÉM,POIS OS RIOS GUAMÁS, GUAJARÁ, SALINÓPOLIS, MOSQUEIRO, ALGODOAL, E OUTRAS PRAIAS QUE NEM LEMBRO AGORA, TEM UMA BELEZA INCALCULÁVEL. E UMA DAS REGIÕES MAIS BONITAS DO MUNDO. E POR QUE SERÁ QUE O BELENENSE TEM MEDO DA SEPARAÇÃO. NÃO DÁ PARA ENTENDER!.
    POR ISSO, PESSOAL DE BELÉM E REGIÃO VAMOS VOTAR NO SIM, SEM MEDO DE SER FELIZ.
    VAMOS NO SIM!

    ResponderExcluir
  28. LI HÁ UM MÊS, UMA REPORTAGEM COM O SENADOR EDUARDO SUPLICI(PT), EM QUE ELE DIZ QE É CONTRA AS DIVISÕES,POIS ONERA MUITO O PAÍS, E QUE VAI PROPOR EMENDAS A CF, PARA QUE NOS PRÓXIMOS PLEITOS DESSA NATUREZA, SEJAM CONSULTADAS TODA A POPULAÇÃO DO PAÍS.
    ELE FOI INFELIZ, E ACREDITO QUE O INTERESSE DELE, É QUE REGIÕES COMO SÃO PAULO E RIO NÃO PERCAM PODER, HAJA VISTA QUE TERÃO QUE DIVIDIR O PALCO DO SENADO COM MAIS SENADORES DA REGIÃO NORTE, E POR CONSEQUENCIA EQUILIBRANDO AS FORÇAS, POR TABELA LUTAREMOS COM MAIS INTENSIDADE PARA A BUSCA DE RECURSOS DO GOVERNO.
    ALGUNS POLÍTICOS E PESSOAS INCALTAS,NÃO ENTENDENDO ISSO, ACHAM QUE SUPLICI ESTÁ CERTO. DE UMA COISA É CERTA: GOVERNADORES E TODOS OS POLÍTICOS DE OUTRAS REGIÕES, JAMAIS VÃO BRIGAR POR NOSSAS NECESSIDADES, MAS SOMENTE NÓS MESMOS. E PARA ISSO ACONTECER SOMENTE AUMENTARMOS NOSSA BANCADA(REGIÃO NORTE) NO CONGRESSO NACIONAL. COM ISSO VAMOS AUMENTAR O NÚMERO DE POLÍTICO DA NOSSA REGIÃO AMAZÕNICA, POIS QUE SENÃO A AMAZÔNIA VAI CONTINUAR SENDO EXPLORADA PELOS SULISTAS, E AINDA SOMOS MAL VISTOS POR ELES COMO PESSOAS INCOMPETENTES, E QUE NÃO SABEM CUIDAR DA AMAZÔNIA.
    ISSO SÓ IRÁ ACONTECER, SE VOTARMOS NO SIM!
    DIGA SIM AO SIM!

    ResponderExcluir
  29. A REGIÃO AMAZONICA É GRANDE E COMPLEXA. SUA NATUREZA É BELA, EXUBERANTE, E ALTAMENTE COMPLEXA. A BIODIVERSIDADE QUE MUITAS TEM NO ACRE NÃO TEM NO PARÁ. E ISSO SERVE PARA OUTRAS REGIÕES, COMO RORAIMA, AMAZONAS,ETC.
    UMA POLÍTICA QUE É UTILIZADA LÁ EM RORAIMA,PODE NÃO SERVIR PARA MARABÁ OU BELÉM. NO ENTANTO, AS PESSOAS QUE MORAM EM MARABÁ TEM VANTAGENS COMPETITIVAS, POIS CONHECENDO SUA REGIÃO, TEM CONDIÕES DE CRIAR MECANISMOS DE AUTOSUSTENTABILIDADE, E INCLUSÃO SOCIAL. MESMA COISA OCORRE EM BELÉM,POIS LÁ, SENDO DIFERENTE, AS PESSOAS DE LÁ A CONHECEM COM TAMANHA PRECISÃO QUE PODEM DINAMIZÁ-LA.
    POR ISSO,DIMUNUINDO ESSAS REGIÕES, A PARTIR DE DIVISÕES MENORES, TODOS TERÃO MAIS FACILIDADES E MAIS OBJETIVOS E CADA UM IMPLEMENTAR AS SUAS NECESSIDADES.
    ASSIM, SOMENTE VOTANTO NO SIM, PODEMOS MUDAR ESSA SITUAÇÃO.OLHA QUE ESTAMOS ATRASADOS SE COMPARADO COM OUTROS ESTADOS.

    ResponderExcluir
  30. ALGUMAS PESSOAS DO NÃO DIZEM QUE NÃO COMPENSA DIVIDIR,POIS O CARAJÁS E TAPAJÓS JÁ NASCERÃO DEFICITÁRIO. ESQUECEM-SE, OU NÃO SABEM QUE TANTO CARAJÁS COMO TAPAJOS ESTÃO CRESCENDO HÁ MUITO TEMPO, E ESSE CRESCIMENTO IRÁ CONTINUAR POR MUITO TEMPO, E QUE O PIB DESSAS REGIÕES TERÃO INCREMENTOS ANUALMENTE ACIMA DA MÉDIA DO BRASIL.
    ORA, SE ESSAS REGIÕES SÃO RICAS, TEM POTENCIAL DE CRESCIMENTOS SUSTENTADOS,POR QUÊ SÃO INVIÁVEIS?. ESQUECERAM DE DIZER QUE A CADA ANO QUE OS PIBS CRESCEM, MAIS AUMENTARÁ A ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS,E COM ISSO REVERTER E PROL DA SOCIEDADE.
    SE FOSSEM FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS DAS DUAS REGIÕES, IDENTIFICANDO SUAS POTENCIALIDADES, SUAS GERAÇÕES DE RECEITAS/DESPESAS FUTURAS PARA DAQUI A 05, 10 E 20 ANOS VERÃO QUE ESSA BALELA FEITA POR UM ECONOMISTA DO IPEA(QUE COM CERTEZA NÃO CONHECE A REGIÃO)IRIA CAIR POR ÁGUA, E VERIFICAREM QUE É VIÁVEL DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO.
    E VOU MAIS LONGE: SERÁ VIÁVEL DO PONTO DE VISTA SOCIAL, POIS INCLUIRÁ MUITO MAIS GENTE DO QUE HOJE, E MINIMIZARÁ OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, QUE INFELIMENTE NOSSO ESTADO DO PARÁ NUNCA SE PREOCUPOU EM RESOLVÊ-LOS, ATÉ PORQUE DESCONHECEM, POS QUEM TÁ NA CAPITAL NÃO SABEM O QUE PASSA NO INTERIOR DESSE ESTADO"ELEFANTE BRANCO.

    ResponderExcluir
  31. Concordo plenamente com o comentário anterior que fala que o estado do Carajás não nascerá deficitário. Isso pode ser observado em uma reportagem que a revista Veja publicou no ano passado, que dissertava que a cidade de Marabá (futura capital do estado de Carajás) está crescendo mais que os tigres asiáticos. Além disso, na região sudeste do Pará estão implantados vários Grandes Projetos (Projeto Grande Carajás, UHE de Tucuruí, e está prevista a implantação de uma siderúrgica em Marabá que vai mobilizar investimentos de R$ 5,2 bilhões e a construção de uma pequena usina hidelétrica em Marabá). Com todos esses Grandes Projetos, como o Carajás será inviável? Pois esses empreedimentos atraem muitos investimentos e retornam ao Governo estadual uma quantia cosiderável de compensação.

    ResponderExcluir
  32. BANDO DE FILHO DA PUTA ESSE PESSOAL DE BELEM, VAO SE FODER COM ESSE NAO DE VCS, PRA VCS TA BOM NÉ , A RENDA FIKA SO AI PRA VCS, O RESTO QUE SE FODA NÉ, VOTEM PRA DIVIDIR QUERO VER VCS MOREREM DE FOME BANDO DE FDP , SO COM ESSA FEIRA DE QUE VCS AI QUE MAIS PARECE 1 LIXAO A CEU ABERTO.BANDO DE CORNO, VAO CHIAR NO INFERNO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...