15 março, 2011

Introdução: Siqueira Campos em Parauapebas

Fonte:
laerciodecastro.com.br



Segundo entrevista de Raimundo Cabeludo o governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos deve estar em Parauapebas no dia 26 de Março em um encontro pró-Carajás. O acontecimento deverá ser no auditório da prefeitura às 10 horas da manhã. Além do governador devem participar da comitiva senadores daquele estado, deputados federais do Pará, prefeitos, vereadores entre outras autoridades.
Siqueira é reconhecido nacionalmente por sua luta em defesa da criação do estado Tocatinense.
A defesa da criação do Tocantins causou reações violentas e Siqueira foi vítima de várias tentativas de assassinato. Cercado por forças federais armadas, foi preso por 21 dias, sendo libertado sob calorosos aplausos do povo.
Após o episódio Siqueira foi eleito deputado federal, reeleito por mais quatro mandatos, permanecendo no cargo entre 1971 e 1988, enquanto representante do Norte goiano. Chegou a fazer uma greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Siqueira foi, inclusive, deputado federal Constituinte e relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregado ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas (conhecida como Emenda Siqueira Campos) que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
A criação do Tocantins, pelos deputados membros Assembéia Constituinte, finalizou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então Norte de Goiás em prol da redivisão do Estado, trazendo a perspectiva de desenvolvimento para uma região que viveu séculos de relativo isolamento. Com o Tocantins finalmente criado, Siqueira Campos se elegeu o primeiro governador, para mandato de dois anos (de 1º de janeiro de 1989 a 15 de março de 1991). Foi tambem responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.
Governos
Siqueira Campos voltou a ocupar o cargo governador por mais dois mandatos consecutivos (1995 a 1998 / 1999 a 2003), tendo somado, no total, 9 anos e 5 meses à frente do Executivo estadual. Foi um período em que o Estado saiu da total precariedade até chegar ao início de sua industrialização. Siqueira dotou o Tocantins de asfalto, pontes, rede elétrica e de toda a infraestrutura básica.
Paralelo a tudo isso, Siqueira Campos correu o mundo, apresentando as potencialidades do Estado e buscando a instalação das primeiras indústrias. Em seu roteiro, passou pelos Estados Unidos, Japão, Coréia, Hong Kong, China, Taiwan, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros países.
Derrota de 2006 e vitória de 2010
Nas eleições de 2006 foi derrotado pelo então governador e candidato a reeleição Marcelo Miranda. Contudo,nas eleições de 2010 derrotou Carlos Henrique Gaguim, na disputa para o Governo do Estado por uma margem apertada de votos (menos de um por cento de diferença).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...