Pesquisa encomendada pela “TV Liberal” filiada a Rede Globo, ao IBOPE Inteligência, publicada neste domingo, 30 de outubro de 2011, revela que 32% da população paraense é contra a divisão do Pará, 56% é a favor e 12% está indecisa. A pesquisa, que foi realizada entre 05 e 09 de setembro, teve como amostragem Belém e mais 14 municípios de grande porte e ouviu 1.400 pessoas em 5 dias em: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí. Em se considerando a margem de erro apontada, 2,0% para mais e para menos, é possível concluir que a opinião da população paraense está à beira de uma divisão do Pará. Então ficariam os novos estados da Federação Brasileira: Carajás, Tapajós e novo Pará.
Fonte: Espaço Aberto Pebas
MUITO IMPORTANTE ESSA DIVISÃO.
ResponderExcluirAcredito que após o início da propaganda no rádio e televisão, a diferença poderá até ficar ainda maior a favor da divisão, porque serão mostrados números que irão comprovar não só a viabilidade dos novos estados, como as vantagens para o Pará remanescente. A manutenção deste estado gigantesco e ineficiente interessa apenas aos políticos de Belém que não querem perder os excelentes negócios, a exemplo da família Sabino com suas balsas espalhadas pelo Pará inteiro, e aos moradores de Belém e região que tem dinheiro para pagar bons planos de saúde, para não depender da péssima rede pública de saúde; pagar boas escolas, para poder matricular seus filhos nas escolas de elite da capital, morar em casas bem cercadas nos bairros elegantes e bem policiados.
ResponderExcluirAgora, quanto aqueles que não podem pagar por tudo isso e ainda assim são contra, tenho que é por pura ignorância mesmo, porque manter este estado imenso, mas ocupando o penúltimo lugar no índice de IDH, é mais que insensatez e beira a insanidade.
Luizmar, Conceição do Araguaia, Ufá já esta ficando preocupado, mais agora creio que vamos levar essa vitória, não só nós do Sul e Sudeste mais principalmente o Norte que agora tera mais recursos para poder melhorar a saúde e educação desse grande problemas do norte do País.
ResponderExcluirParabenizo a inteligência do povo do Paraense, por na pesquisa IBOPE, estarem apoiando a criação dos dois novos estados filhos. Sem a menor dúvida todos sairão ganhando e muito, o novo estado do Pará, ficara com uma receita tributaria, e fatia federal de 75% da atual, então contara com grande recurso para investir na saúde, segurança, educação, e no desenvolvimento do novo Pará. As empresas de Belém, e Ananindeua, terão oportunidade de ainda mais, crescerem, constituindo filiais nos novos estados, que já possuem um mercado conhecido do empresários de Belém, e Ananindeua, incluindo aí as emissoras de televisão, jornais, e outras do ramo, que se tornarão redes regionais. Para os profissionais liberais, e para o povo em geral, terão uma grande oportunidade de bons empregos, seja publico, ou não, com a criação dos novos estados, para aqueles que ainda não tiveram na vida sua grande oportunidade, ou ainda queira maiores oportunidades de crescimento. Veja como exemplo de sucesso à divisão do Estado de Mato Grosso, e Goiás, na divisão as duas partes foram muito beneficiadas, a nova com grandes oportunidades para todos, e a antiga, por ficar um estado em condições de ser bem cuidado, e em condições de desenvolvimento. Outro exemplo de sucesso, e êxito que deve ser observado foi o desenvolvimento dos E.U.A., com seus 50 estados, tanto êxito que chegou a dominar o mundo. Caso contrario, até quando o Sul, e o Oeste do Pará, seria regiões semi-abandonas do poder publico, no mesmo sentido continuaria, inchado os bolsões ao redor de Belém, e Ananindeua, que sem duvida, com um novo estado enxuto, terá todas as condições de reverter estes quadros de abandono, e beneficiar todos os paraenses, ai sim poderão ter orgulhos de ser paraense, terra de tanta tradição. Sucesso para todos. JOSÉ TARCÍSIO DE MELO, Araguaína/TO, em 08.11.2011.
ResponderExcluirNossa ainda bem! ja estava achando que nos do sim estavamos perdendo.. vamos levar essa!!
ResponderExcluirSou a favor, mas não acham que deveriam postar um link com a fonte? Pq quando pesquiso isso no site do IBOPE e do Liberal não encontro.
ResponderExcluirsou favoravel ao SIM,porém,desconfio desta pesquisa tendo em vista que a mesma não apresenta numero de registro no TRE, e nem a metodologia utilizada para sua realização
ResponderExcluirEm Belém, existe uma campanha totalmente contraria a divisão do estado; inclusive com a influência dos meios de comunicação de massa. Portanto, se for pela vontade do povo que reside nas áreas que compõem Carajás e Tapajos, ocorrerá sim a divisão; mas, a área do Estado mais populosa é exatamente onde fica o nordeste do Estado, incluindo Belém e adjacências; logo, essa área mais populosa será decissiva para criação dos novos Estados.
ResponderExcluirAcredito que com a divisão do Estado do Pará, novos investimentos surgiram nos três estados e irá melhorar bastante a vida de toda a população que reside nesses Estados.
ResponderExcluirKKKKKK...
ResponderExcluirAINDA É TEMPO VOTE NÃO E NÃO
55
Não, e Não...
ResponderExcluirDes de que eu me entendo por gente... os políticos vem dividindo o Pará prometendo melhorias ... e até Hj.. eu ainda num vi Nem uma melhoria!!
e Não vai ser agr q isso vai mudar!
essa divisão só vai favorecer os políticos!!!
ea população vaii continuar a mesma coisa.. ou até piorar!!!
TENHAM CONCIÊNCIA ... VOTE NÃO 55
vote NÃO E NÃO
ResponderExcluirNNNNNAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOO
SO UM CEGO NAO VE QUE ISSO E COISA DE POLITICO
pois se o maracana de tao importante esta demorando tanto
essas reformas vao demorar 1 ano
e enquanto a obra esta parada o dinheiro dessa mesma vai estar nos bolsos dos de-PUTADOS e de-PUTADAS
vote NAO E NAO NAO
55
e ainda tem cego que concorda!!!!!
vote nao e nao
tenham pelo menos um pingo de consiencia
nao
vote naO 55
e isso ai!
ResponderExcluirVOTE SIM E SIM 77 E 77
ResponderExcluirPOIS SO VOTANDO SIM PODEREMOS NOS LIVRAR DA POLITICA DO PARA QUE SO BENEFICIA A CAPITAL E MUNICIPIOS PROXIMOS...
POR ISSO VOTE SIM 77
E VAMOS EM BUSCA DO NOSSO SONHO QUE E SER LIVRE DO ESTADO DO PARA...
VOTE SIM 77
Vote SIM pois só assim vamos deixar, de escutar desculpas pela falta de administração publica no estado do Pará... quantas x escutamos `` O ESTADO E MUITO GRANDE SÃO MUITOS MUNICÍPIOS, E DIFÍCIL DAR ATENÇÃO PARA TODOS...`` SEMPRE VEJO ISSO EM JORNAIS...PRINCIPALMENTE QUANDO A POPULAÇÃO DA REGIÃO DA GRANDE BELÉM E MUNICÍPIOS EM TUDO PARÁ RECLAMAM ....NA ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MUITO MAIS .. A CRIAÇÃO DOS ESTADOS ... ESSA DESCULPA NÃO COLA MAIS... VOTE SIM ...PELA SAÚDE E EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MUITO MAIS...
ResponderExcluirVote siiim 77 & 77, as pessoas que vota no
ResponderExcluirnão e por que nao sabe a dificuldade
que passa o sul do pará, que é esquecidos
por esse politicos corrupito , esse pessoal
que vota no não poderia vim aqui no sul do pará
pra eles conhecerem o porque queremos isso,
é por pura nessecidade é naao por questão politica...
VOTE CARAJAS SIM 77, TAPAJOS SIM 77
Pelo Pará, "Tapajós" e "Carajás" vote 55, está divisão só favorece os polítiCUs, só eles ganham com isso, e quando alguém ganha alguém perde não é verdade? e adivinhe quem perde quando os polítiCUs ganham. Isso do Pará ser dividido é muuito antigo, mas muito antigo mesmo, desde o Brasil colonial que o Pará vem sendo dividido, mas veja se o Pará melhorou alguma coisa!
ResponderExcluirE quem vai votar no sim vai morar no Sergipe ou no Alagoas que são os menores estados do país, então devem ser os mais desenvolvidos também.
Não é atoa que nós perdemos a copa pro Amazonas, não tava merecendo ganhar mesmo não, ô povo BURRO, ESTÚPIDO, IDIOTA da peste, só dando muita PORRADA NESSE POVO MEDIOCRE DE MERDA.
ResponderExcluirVOTE NAO!
ResponderExcluirPor favor, gente. Quem disse que dividindo um território se terá mais desenvolvimento, mais geracao de emprego, mais desenvolvimento das cidades.....o que é necessária é uma reorganizacao, os políticos olharem mais pro estado e nao só pra capital, que é onde moro. E NAO É PORQUE OS EUA Têm 50 ESTADOS QUE ELE É O MAIS PODEROSO DO MUNDO. OS EUA TEM MAIS DE 200 ANOS E O QUE O FEZ CRECER FOI UMA SEPARACAO SIM, MAS UMA SEPARACAO DE UM OUTRO TERRITORIO QUE FICAVA EM OUTRO CONTINENTE. TEVE PENSAMENTOS LIBERAIS, SOUBE APROVEITAR TRANSACOES COM O MERCADO MUNDIAL E SE TORNOU NO QUE É. E OLHA SÓ, ESSE MESMO PAIS DE 50 ESTADOS ESTÁ EM CRISE! Poise neh. Será que se os EUA aumentarem pra 100 estados a crise mundial acabará? NAO PRECISO NEM RESPONDER. RESPONDA VOCE MESMO.
DIGA NAO E NAO! Xd 55
VOTO SIM, POIS se a capital nao tem como administrar a si mesmo enquanto a nos que ficamos longe e para os babacas que dizem nao NAO QUERO QUE CHOREM DEPOIS.
ResponderExcluirISSO MESMO MORO EM BELEM E VOTO SIM, pois quero morar no sul do PARA, no novo estado de Carajas, tenho um amigo na cidade de Pau D`arco proximo a Redencao e ele me convenceu. Isso mesmo Wanderson do Cartorio. VAMOS VOTAR SIM 77.
ResponderExcluirSIM 77 VAMOS VOTAR SIM 77
ResponderExcluirGIOVANE QUEIROZ VC NAO ESTA SOZINHO NESSA LUTA
ResponderExcluirVAMOS VOTAR SIM 77 E 77
NAO NAO NAO NAO QUERO DEIXAR DE VOTAR SIM 77 E 77
ResponderExcluirVALOR LA INDEPENDENCIA OU MORTE.
isso mesmo amigo independencia ou morte
ResponderExcluirVOTO SIM, ATE O BETO BARBOSA APOIA O SIM A LAMBADA FICA COM A GENTE E OS BREGAS PRA ELES DO NAO, SAO UNS BREGAS DA BEIRA DA LAGOA BANDO DE PREGUICOSOS E VAO TOMAR BANHO FIDIDOS COMEDORES DE FARINHA COM ACAI, MORTOS DE FOME SO SERVEM PARA DORMIR EM REDES O DIA INTEIRO DE SEGUNDA A SEGUNDA ORDINARIOS SEM VERGONHAS.
ResponderExcluirAos companheiros do SIM vamos colocar a numeração 77 na TV no horário da propaganda
ResponderExcluirIRMÃOS belenenses,vamos dá um basta nesta vida de atraso olhem para os ESTADOS DE GOIÁS E TOCANTINS,já nos deixaram pra trás em "IDH" e PROGRESSO;(ZENALDO COUTINHO E CIPRIANO SABINO),só vem aqui em tempo de campanha política nos seus jatinhos e não nas buraqueiras da PA-150;FAFÁ DE BELÉM veio somente uma vez aquí em MARABÁ,porquê pagaram a mesma. em ponte aérea
ResponderExcluirVAMOS SOMAR PRA NÃO DIVIDIR..ABRAM OS OLHOS.
ResponderExcluirVMS POPULAÇÃO DO MEU QUERIDO OESTE,SUDESTE E SUL DO PARA, TO AQUI EM BELEM HA 3 ANOS,E BM DIFERENTE DAI,VOTEM SIM77 OS QUE VOTAM NO NÃO ELES SI QUER SABER DO SOFRIMENTO DE VCS REUNAM E VOTE SIM 77 ÑAO DEIXE O ÑAO GANHA PELO AMOR DE DEUS PESA A ELES FOÇAS PRA QUE VCS REALIZAM ESSE SONHO PRA TODOS OS CIDADÃO DE BEM DO MEU PARA VMS JUNTO "77 SIM A CARAJAS E TAPAJOS"
ResponderExcluirEssa pesquisa não é verdadeira....., não acreditem....ou acesse o site da orm....pelo menos sem tem essa informação, NÃO DIVIDA O PARÁ, VOTE 55.....ISSO SIM E CERTO.
ResponderExcluirNÃO DIVIDA O PARÁ, VOTE 55, ISSO É SER PARAENSE, OS QUE QUEREM COM CERTEZA NÃO SÃO......VOTE 55....55,...55....55, VOTE CERTO NO DIA 11/12/2011
ResponderExcluirSou Paulista e visitando esse site consigo ver a farça que estão tramando contra o povo do sul do Pará. Só um cego que não vê que esse tal de SIM é uma mentira. Pobres iludidos, eles mostram uma pesquisa mentirosa e vocês ainda acreditam NELES pensando que eles querem o melhor pra vocês. Só vocês ainda não viram que os maiores interessados nessa divisão são os políticos e nós do sul do Brasil que vamos nos apoderar dos novos estados povoado por ingenuos que que acreditam em PAPAI NOEL E COELHINO DA PÁSCOA.
ResponderExcluirVocês do Sul do país não querem mesmo a divisão, porque pretendem manter a hegemonia política e econômica que possuem. A divisão irá garantir mais deputados e senadores para a região Norte, trazendo mais equilíbrio na luta pela distribuição dos recursos federais, tão necessários para a nossa sofrida região. Este equilíbrio de forças é a última coisa que as regiões Sul e Sudeste querem. É muito mais vantajoso manter a região Norte, e principalmente o Pará, como colônia extrativa, onde o pessoal do Sul e Sudeste vem e pega o que quer por um precinho camarada, ou nem paga, já que ninguém fiscaliza. Triste é ver o povo paraense fortalecendo seus exploradores ao ficar contra uma divisão, que é a única esperança de melhorar a representação política e trazer mais recursos para o estado, já que a arrecadação é claramente insuficiente para atender à todas as regiões. Eu voto 77 e 77.
ResponderExcluirSe dividir o Estado do Pará fosse a solução o Estado do Amapá seria o 1º lugar no IHD, pois foi desmenbrado do Pará a mais de 60 anos, ficou muitos anos como Território Federal, bancado pela nação e continua atrás do Pará. A propaganda que o SIM está divulgando que o Pará só perde para o Amapá, diz que se dividir será melhor para o Novo Pará é realmente verdadeira, pois só assim o Para irá melhorar sua posição. Ficará na frente do Amapá, Carajás e Tapajós.
ResponderExcluirEu vou sim acreditar nessa pesquisa que o SIM esta apresentando, que ´o SIM tem 56% é o NãO 32% isso é uma mentira o que o SIM está dizendo isso é só para o povo acreditar na conversa fiada desses políticos do sul e do oeste do Pará agora você acredita João Salame era cabo eleitoral de Simão Jatene e hoje no programa do SIM acusaram o governador disso, daquilo agora você acredita no que eles falam não se enlud\a com imagens e cartazes que eles mostram pedindo que belém os apoie dia 11 gente vamos nós mobilizar é dizer NAAAAAAAAAAAAAAAAAo é NAAAAAAAAAAAAAAo porque ninguém divide meu Pará, ouviram en!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluiras pessoas que vota contra não conhece a realidade de muitos habitantes do pará que só é lembrado pelos políticos no tempo de eleições sendo que a maioría não sabe o que é saneamento básico porque o estado do pará é muito grande e os recursos do governo não chega há esssas pessoas e guando é destinado a esses é surrupiado por políticos corrúpidos eu acho que devemos votar SIM para melhor ser viscalizado os recursos Obs; não sou contra a manifestação de ninguém desde que cada um respeite a opinião do outro pra isso é que vivemos num país democrático.
ResponderExcluirSou a favor do sim, votem sem medo de cer feliz, essa divisão é boa, pois da oportunidades para desenvolvimento pra essas regiões tão esquecidas. Moro em Goiânia, sei que é benéfica a divisão.
ResponderExcluirÈ a oportunidade que as paraenses tem de melhorar as regiões tão distante de Belém, temos o exemplo de Goias e Tocantins, quanto desenvolveram, só ganharam, Boa sorte a todos VOTEM SIM.
ResponderExcluireu nao sou a favor da divisao do para, vou citar os motivos simples e basicos todo ano os politicos disem q vao mudar a saude,segurança publica, educaçao e etc....., como os politicos separatita dizem q vao criar novos hospitais e q vai desafogar a belem, isso e mentira pos existem pessoas de outros estados aqui mesmo em belem pos temos hospitais referencia em queimaduras e e modialice u muito mas, como e q eles vem dizer q vai melhorar a vida da populaçao pos se os 2 novos estados vao ter menos de 1 milhao de abitantes cada, como e que os investimentos vao ser os mesmo para os novos estados sendo que o para recebe 2,9 bilhoes para 7 mihoes de abitantes, e um estado vai com menos de 1 milhao de abtantes vai receber essa quantia, esse papo de dizer que estado pequeno e estado rico e papo furado se fosse por isso ceara, paraiba, pernambuco e outros estados do nordeste seriao os mas ricos do pais mas e a mas pobre se for por tamanho por que nao dividem manaus, pos e o maior estado brasileiro o problema da divisao nao e a probeza do povo paraense e sim dos politicos eles nao estao sartifeitos com o que tem e querem nossas riquezas gente estao querendo roubar a gente na maior cara de pau vote 55
ResponderExcluirGEENNNNNTE! TEMOS QUE DIVIDIR PARA MULTIPLICAR. QUAM CONHECE O PARÁ SÃO SOMENTE OS PARAENSES. E ESSES SABEM DAS DIFICULDADES QUE ESSE ENORME ESTADO RICO E PEUPÉRRIMO AO MESMO TEMPO NECESSITA. E SOU DE MARABÁ, TENHO 50 ANOS, NASCI,CRESCI E VIVO ME ALIMENTANDO DESSA DIVISÃO HA QUASE 40 ANOS. QUAISQUER PESSOAS DE OUTROS ESTADOS QUE DEREM OPINIÕES, QUER SEJAM SENADORES, GOVERNADORES, PROFESSORES, ETC. NÃO CONHECEM NADA E NADA MESMO SOBRE ESSE ESTADO.
ResponderExcluirEU SEI,PORQUE SOU DAQUI. E SÓ UMA SOLUÇÃO,MAS SOMENTE UMA MESMO, E SEPARANDO APENAS POLÍTICO ADMINISTRATIVAMENTE PARA MELHORAR PARA TODOS, POIS DO PONTO GEOGRAFICO E ATÉ CULTURALMENTE VAMOS AINDA ESTAR ATRELADOS E SEREMOS IRMÃOS PARA SEMPRE.
ESTE PROCESSO É CONSTITUCIONAL E DEMOCRÁTICO. PORTANTO, ESPERO QUE O SIM GANHE, TEMOS QUE APRENDER A RESPEITAR À DECISÃO POPULAR. QUEM GANHOU, GANHOU, SEM STRESS.
VOTEM NO SIMMMMMMM!
O NOVO PARÁ, CARAJÁS E TAPAJÓS JUNTOS PARA LUTARMOS NO CONGRESSO PELOS DIREITOS DA AMAZÔNIA E DOS AMAZÔNIDAS
GEEENTE! NÃO VAMOS NA ONDE DE GOVERNADOR, POIS ELE ESTÁ PREOCUPADO AGORA, EM FACE DA LUTA PELA DIVISÃO, DEPOIS ELE(JATENE) ESQUECE TUDO.POR ISSO PESSOAL DE BELÉM,MARABÁ, SANTARÉM, VAMOS NOS UNIR NO ESFORÇO DE SEPARA OS ESTADOS EM TRÊSPARA AUMENTAR NOSSAS FORÇAS NO CONGRESSO NACIONAL,ELUTARMOS POR UMA AMAZÔNIA FORTALECIDA E MAIS EQUILIBRADA.
ResponderExcluirVOTEM NO SIMMMMM!
DIVIDIR NÃO SOMENTE O PARÁ, MAS OUTROS ESTADOS COMO MINAS GERAIS, BAHIA E MARANHÃO ETC. JÁ PENSOU NA RENDA FUTURA DESTAS DIVISÕES, JÁ PENSOU NOS GASTOS DESNECESSÁRIOS E SEM FUTURO EM CARNAVAL, BEBIDAS ALCOÓLICAS, PRESÍDIOS, ESTÁDIOS DE FUTEBOL. NOSSO PARÁ TEM: PECUÁRIA FORTE,FLORESTA AMAZÔNICA E RIOS, MINÉRIOS DE FERRO, MANGANÊS, OURO, CASSITERITA, BAUXITA, COBRE, CALCÁRIO E A FORÇA DO TRABALHO. LEMBRA DO JAPÃO E ALEMANHA DESTRUÍDOS E RECUPERADOS PÓS-GUERRA MUNDIAL, SIM EU CREIO NA FORÇA DO TRABALHO E VOTO SIM CARAJÁS!
ResponderExcluirESSA PESQUISA É PRA BURRO..KKKK
ResponderExcluirSó um bitolado pra acreditar em uma pesquisa sem registro no TSE... É o desesperoooooooooooo
NÃO E NÃO NINGUEM DIVIDE O PARÁ
(((((((((((55))))))))))))))))))
Esta divulgação é completamente mentirosa, pois sabemos que a última pesquisa Datafolha revela que 61% da população que está bem informada são totalmente contra a divisão.
ResponderExcluirParem de divulgar dados que não existem, não enganem o restante que ainda acreditam em vocês. Vocês estão enganando a si próprio, pois responderemos nas urnas. E o feitiço virará contra os feiticeiro.
Hahaha...
ResponderExcluir