História de Carajás

Bandeira de Carajás
Bandeira

A setenta milhões de  anos, a maior parte do território do Estado de Carajás, menos as cordilheiras dos Gradaus, era ocupado por um canal que ligava os oceanos Atlântico e Pacifico, que separava os planaltos brasileiro e das guianas. Essa demonstração se vê no dicionário geográfico do Prof. Cêuro de Oliveira, editado pelo IBGE em diversas edições.
    Em 1590, foi descoberto pelos entradistas Domingos Luiz Grou e Antonio de Macedo,  provenientes de São Paulo e os índios Karajá, da Ilha do Bananal, no rio Araguaia, hoje no Estado do Tocantins, a partir da cachoeira grande de Santa Isabel.
    O rio Tocantins, foi descoberto a partir de sua foz até a barra do rio Araguaia, por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardire um invasor francês.  O nome Tocantins é proveniente da tribo dos índios Tukanos, era o ano de 1610.
O rio Itacaiunas, foi descoberto em 1615, pelo padre Francisco Veloso.  O nome do rio, vem da tribo dos Taká-y-uma, que ocupava a bacia desse rio até 1721, quando foi extinta pelos índios Munduruku.
    Os habitantes originais de todo o nosso território eram os índios das tribos:  Taká-y-uma, Arupay, kupenröp, tapyrawa, aruã, jundiay, parokaröt, tymirém, jawary, kayapó ou jê, gorotiré, tchikrin, parkatejê, suruí, parakanâ, asurini, araras, pakajá, kubemkankén e outras. (Frei Chistovam de Lisboa e outros, chegam ao Takáyuna em 1620, para a catequese dos índios).
Mapa de Carajás
Mapa de Carajás
    A ocupação ou povoamento definitivo só aconteceu em 1892, chefiado por Carlos Leitão, deputado goiano. Em 1898 iniciou-se a povoação do pontal, embrião de Marabá. Em 1897 Frei Gil de Vila Nova fundou o Colégio embrião de Conceição de Araguaia, e, São João do Araguaia, segundo a marinha brasileira era uma Colônia Militar desde 1781, quando construíram uma fortaleza de palissada e ali só moravam militares.
Em 1910 surgiu um projeto de redivisão do Pará, e, o que é hoje território do Estado de Carajás, aparecia naquele momento dividido em três Departamentos:  Karambús com sede em Breu Branco, Itacauiunas com sede em Marabá  e  Gradaús com sede em Conceição do Araguaia.  Por esse fato é que o primeiro nome do nosso projeto era Estado de Itacaiunas.
    Em 1908, criaram o município de São João do Araguaia, para impedir a criação do município de Marabá, conforme pedido do Cel. Antonio Maia e outros representantes da sociedade marabaense. Em 1909 criou-se Conceição do Araguaia e Marabá somente foi criado em 1913 pelo governado Dr. Enéas Martins.  A partir daí, com o desenvolvimento da região carajaense promovido por brasileiros de todas as origens aconteceu simultaneamente o processo de redivisão política chegando aos 39 municípios componentes do Estado de Carajás.
Comissão Brandão

3 comentários:

  1. NUNCA VI TANTA ASNEIRA...iSSO É PRA JUMENTO ACREDITAR

    ResponderExcluir
  2. esse anônimo deve saber d+. Conta sua versão então e mostra seu nome, inteligentérrimo.
    Aline Alves.

    ResponderExcluir
  3. Cadê as críticas do Blog, antes tinhas mais conteúdos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...