14 fevereiro, 2012

Divisão do Estado da Bahia promete nova Polêmica

estado-do-sc3a3o-franciscoA autorização obtida para o plebiscito de Carajás e Tapajós abriu uma janela para a criação de novos estados. No oeste da Bahia já começou o movimento para a criação do estado do Rio São Francisco. O tema não é novo, tanto pela divisão do norte da Bahia, como pelo Sul, com a proposição do estado de Santa Cruz.
A margem esquerda do rio seria a linha de divisa entre a Bahia e o novo estado do São Francisco
Mas, por enquanto os do norte têm se movimentado. Em encontro foi promovido pelo deputado estadual Herbert Barbosa o tema foi longamente discutido, com os prefeitos Manoel Afonso Araujo de Formosa do Rio Preto, Jandira Xavier, de Baianópolis, Zito Barbosa, de São Desidério, Marquinhos, de Riachão das Neves e Robson Almeida de Catolândia. Estes prefeitos fazem parte da UMOB, União dos Municípios do Oeste da Bahia que congrega 18 municípios da região e foi proposto que os gestores municipais se responsabilizem pelo planejamento das ações, pela parte financeira e pela articulação política do movimento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Foi escolhida também uma comissão composta por 14 pessoas que terão a missão de fazer o trabalho de pesquisa, levantamento de dados históricos, estudo de viabilidade econômica, conscientização da população de todas as cidades da região sobre a importância da criação do estado do São Francisco.

O deputado Herbert Barbosa informou que se reunirá em Brasília com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado João Paulo Cunha para tratar deste assunto e pedir celeridade no processo. Herbert, entretanto, advertiu “Não será uma tarefa fácil más também não é impossível, depende da nossa união, da nossa organização e da nossa força de vontade, vamos aparar as arestas políticas e trabalharmos unidos, pensando apenas no objetivo maior que é a criação do estado do Rio São Francisco.” Se aprovado o Estado de São Francisco teria os seguintes munícipios em sua base territorial:
Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Mansidão, Muquém de São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Como em investidas anteriores os divisionistas vão enfrentar muitas reações e o tema promete muita polêmica.  


2 comentários:

  1. O ESTADO DO SÃO FRANCISCO
    Testemunho sobre a criação do Estado do São Francisco: Essa história começa da seguinte forma. O meu avô, Cel João Novaes, recebe na Fazenda Santa Paula, em Pernambuco, Dom Pedro II, que queria conhecer o São Francisco. E que ao partir, após dois meses de convívio, lhe dar o Título de Barão, e junto todas as terras correntes do Rio São Francisco, de Pernambuco a Bahia. Portanto, essas terras passaram a ser de propriedade da família NOVAES (de Pernambuco). Aí, começa tudo, em 1923, o meu avô, resolve enviar o filho mais velho MANOEL NOVAES, para a Bahia, para estudar medicina. Naquela época medicina era em Salvador- BA, e direito em Recife-PE. Manoel Novaes cola grau de médico em 1929. E também em 1929, juntamente com outros estudantes resolve, apoiar a revolução (assim chamada) pelos estudantes baianos, em prol das candidaturas de JJ Seabra, e Getúlio Vargas a Presidência da República. Seabra, paraibano, seria, como foi o Vice de Getúlio. Isso aconteceu na Faculdade de Medicina no Passo do Terreiro em Salvador.
    Com a Vitória de Getúlio Vargas e SEABRA, Getúlio, nomeia o então Tenente-General Juracy Montenegro Magalhães, seu interventor, para governar a Bahia. O General Juracy, escolhe o médico Dr. MANOEL NOVAES, para ser seu Oficial de Gabinete. Também trabalhava com o General Juracy, o Dr. Francisco Magalhães, pai de Antônio Carlos Magalhães. Em 1932, o Presidente Getúlio Vargas, convoca a Constituinte. E manda o Governador General Juracy Magalhães, convidar a Dr. Manoel Novaes, para sair como seu candidato a Constituinte, pela Bahia. Manoel Novaes, então se elege para o seu primeiro mandato de Deputado Federal, o total foram 12, ininterruptos. Mas NOVAES, se indispõe com Getúlio, por este decretar o Estado Novo. Estado Novo é o nome do regime político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que durou até 29 de outubro de 1945, que é caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Por ir contra a ditadura, fica em prisão domiciliar, na Capital da República, no Rio de Janeiro. Com o advento da Constituinte de 1946, na qual sonhava em reconquistar as terras do seu Pai, de volta para a família, e o Estado de Pernambuco, pensou na criação do Estado do São Francisco. Mas o que ocorreu foi que o seu amor pela Bahia, o fez desistir dessa iniciativa, ele não queria separar, nem dividir o Estado. A pesar da sua força política, e ter apoio total para essa iniciativa. Daí, buscou criar uma solução, do que nasceu a sua emenda 29 das nas disposições transitórias da Constituinte de 46, que destinava 1% da renda trubutária da União para o desenvolvimento da Região do Vale do São Francisco. A qual foi aprovada, e com isso ele erradicou a malária da região, construiu portos, aeroportos, as Hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho e Paulo Afonso, e Fundou a CODEVASF- Cia. de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (www.codevasf.gov.br), e gerou com isso o crescimento e desenvolvimento sustentável para a nossa região. O Governador Agamenon Magalhães, de Pernambuco, também registrou a sua luta para recuperar essas terras do Rio São Francisco, para o Estado de Pernambuco. Pois 80% do leito corrente do Rio São Francisco, está em território baiano, e pertenciam antes a nossa família, e ao Estado de Pernambuco, quando este era uma Capitania. O que foi modificado com a Fundação de Estado com a criação e fundação da República.


    MARCÍLIO NOVAES MAXXON
    Presidente da CONPETRO
    www.conpetro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mito
    Nao e mentira
    O Brasil tem 27 estados

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...