07 julho, 2011

PESQUISA/O LIBERAL

“O resultado da consulta é animador e mostra que há um forte sentimento popular pela emancipação de Carajás e de Tapajós”, disse o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), um dos líderes do movimento pela criação do Carajás, sobre a pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Vox Populi, encomendada pelo jornal O Liberal e publicada no domingo. Dos dois mil eleitores, 42% disseram que são contra, 37% a favor e 22% se disseram indecisos ao serem perguntados sobre o desmembramento do Pará para criar os Estados do Carajás e de Tapajós.

Giovanni Queiroz alerta, no entanto, que a consulta ignora que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o plebiscito é provisória e que ela deve ser modificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) _ instância adequada para definir as questões constitucionais.

O deputado Giovanni Queiroz lembrou que a maioria dos entrevistados pelo Vox Populi, 67%, reside na região de Belém que, em tese, é a base de um grupo que se posicionou contra a emancipação. “Temos plena convicção de que o STF vai corrigir a decisão do TSE, devolvendo apenas à população diretamente interessada na emancipação o direito de se manifestar através do plebiscito. Respeitamos a pesquisa e a iniciativa do jornal, mas achamos que as populações do Carajás e do Tapajós poderiam ter sido ouvidas separadamente e que fossem divulgadas as duas possibilidades de abrangência do plebiscito. Ainda assim, os números que mostram um retrato de todo o Estado do Pará são animadores. Há um desejo latente pela emancipação”, frisou Queiroz.

Para os dirigentes do Instituto Pró-Estado do Carajás (IPEC), os números da pesquisa revelam também que o tema está deixando os restritos circuitos acadêmicos e políticos para conquistar o interesse da população em geral. O presidente da entidade, Luciano Guedes, prefeito de Pau D’Arco, acha que, além de muitas dúvidas, há ainda preconceitos, equívocos e distorções “plantadas” pelos segmentos que são contra a emancipação.

“Estão tentando nos rotular de separatistas, quando lutamos apenas pelo direito inalienável de autonomia política e administrativa. Queremos continuar junto com o Estado do Pará, que será nosso parceiro natural tanto na organização do futuro Estado quanto no processo de crescimento econômico que resultará do desmembramento”, frisa Guedes.

“No fundo nossa luta é para que Carajás e Tapajós continuem unidos ao Pará, mas com autonomia. Não estamos falando em separação. O processo que estamos dando início deve resultar no acúmulo de forças para que os novos estados e toda a região Norte se fortaleçam dentro da perspectiva que se abre no pacto federativo”, afirma o deputado Giovanni Queiroz.

Ele lembra que cabe aos dirigentes políticos a responsabilidade de conduzir o processo de forma “pacífica, democrática e dentro de um elevado padrão de civilidade política”. Segundo Giovanni Queiroz, qualquer que seja a decisão definitiva do judiciário (se o plebiscito será nas regiões que querem se emancipar ou em todo o Pará), a campanha será pautada pela união dos paraenses e pelos benefícios que a emancipação levará a toda a população. (Vasconcelo Quadros)


Fonte: blogdowaldyr.blogspot.com

5 comentários:

  1. Claro e evidente vocês que essa pesquisa, e feita por vocês na capital, vocês fizeram essa pesquisa nos municipios, que irão fazer parte do Estado de Carajás? aliás e uma pesquisa feito pelas pessoas que são contra! façam essa pesquisa nesse locais!! vocês não podem induzir as pessoas ao erro! Essa pesquisa não passa de uma pesquisa enganadora.

    ResponderExcluir
  2. 3 estados vagabundos e 9 senadores. é muita vergonha

    ResponderExcluir
  3. a grande maioria doo povo paraense reside na região metropoitana e adjacentes somam mais que 57% do eleitorado, então logo voces nunca vão sonseguir dvidir nosso Estado, seus politicos tem que tomar vergonha na cara e aplicar o dinheiro publico recebido pelo governo do estado em suas escolas, hospitais, ruas e em politicas publicas que favorecessem seus conterraneos... quero ver publicarem esse post. tomem vergonha na cara e parem de se aproveitar da ingenuidade de um povo carente de justiça e esperança essas arrancadas pelos seus proprios prefeitos e vereadores.

    ResponderExcluir
  4. vocês tem vida boa na capital,e nós que vive no sudeste do estado estamos abandonados por isso é sim carajás. chegou a hora de mudar de rumo.

    ResponderExcluir
  5. Estado do carajás é o nosso estado esta bandeira já podi ser erguida mesmo que o nao tenha maioria de votos nos vamos para movimentos populares com jovens do estado do carajas.os caras pintadas do carajás

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...