11 novembro, 2011

Debate sobre Estado de Carajás realizado no CEUP - PARAUAPEBAS

Debate sobre Estado de Carajás realizado no CeupO debate contou com a presença do Deputado Estadual João Salame (frente favorável à criação do Estado do Carajás) e do Deputado Federal Zenaldo Coutinho (frente contrária à divisão do Pará)

O município de Parauapebas vivenciou um momento histórico na luta pela criação do Estado do Carajás. Na noite desta quarta-feira (9), o auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), ficou completamente lotado de autoridades, políticos, estudantes, profissionais de imprensa e populares em geral. O motivo da euforia era um debate realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) entre as frentes favoráveis e contrárias a criação do Estado de Carajás.

Com o tema “O plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará: reflexões sobre como e porque ‘SIM’ ou ‘NÃO’”, o debate faz parte de um programa da UFRA-Campus Parauapebas denominado “Um Quarto de Conversa”, sendo que o objetivo do encontro foi de debater as diferentes perspectivas que envolvem o plebiscito que irá decidir, no próximo dia 11 de dezembro, a possível separação do Estado do Pará e a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás.

As posições apresentadas pelo Deputado Federal Zenaldo Coutinho, presidente da “Frente em Defesa do Pará” e o Deputado Estadual João Salame, titular do “Comitê SIM” – pela criação do estado do Carajás, tiveram tempo de 30 minutos (cada), sendo que o público presente também participou através de perguntas e argumentos apresentados aos deputados.

No final, os populares demonstraram mais interesse nas colocações do Deputado João Salame a favor da criação do Estado do Carajás, porém, Zenaldo Coutinho teve oportunidade de apresentar as colocações contrárias. 



“UM QUARTO DE CONVERSA”
O Projeto é um espaço para discussão e democratização de conhecimentos e informações científicas, culturais e político-sociais no município de Parauapebas e região sudeste do Pará. Realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, a equipe organizadora do projeto é coordenado pela Profa. Dilma Lopes, e composta por docentes e discentes, buscando apoio e parceria junto a outras instituições e profissionais.
Nas sessões mensais são apresentadas e debatidas produções do meio acadêmico e de interesse da coletividade, por meio de experiências representativas de cada tema escolhido previamente.

Fonte: Site Pebinha de Açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...